Educando para a Sustentabilidade e para a Paz

Home Biodiversidade Jane Goodall em Portugal

Jane Goodall em Portugal

SHARE
, / 15 0

Mensageira da Paz das Nações Unidas Jane Goodall é uma mulher única na história mundial, tendo revolucionado a concepção da Ciência sobre a relação entre primatas e humanos. Dedicando a maior parte da sua vida à investigação sobre chimpazés, Goodall aos 26 anos viajou como assistente de Louis Leakey para a Reserva de Gombe e tornou-se observadora de uma sociedade de chimpazés, acompanhando as suas relações e a sucessão de poder entre os chamados machos alfa. Com a publicação das suas observações na aclamada National Geographic, a repercussão e o interesse pelo seu trabalho aumentou possibilitando-lhe com a companhia Hugo van Lawic, a criação de um acampamento com construções à prova de chimpazés que com financiamentos permitiu a chegada de mais pesquisadores dando-se assim origem ao Centro de Pesquisa de Gombe.

O que nos separa nós Homens dos Primatas?

Jane Goodall Mensageira da Paz pelas Nações Unidas

A década de 70 foi assim marcada pelo aumento de conhecimento da natureza dos chimpazés, da sua enorme agressividade e da sua enorme capacidade de altruísmo. Jane Goodall lança então o seu livro ” Os chimpazés de Gombe: padrões de comportamento”, lançando-se como activista   caracterizando a sua acção não só no estudo e pesquisa destes primatas mas também  ao apelo à conservação dos chimpazés selvagens. Mensageira da Paz das Nações Unidas Goodall, fundou o Instituto Jane Goodall e tem viajado por mais de 120 paízes tornando-se numa embaixadora da Paz, no respeito pelos animais e defendendo o papel dos jovens da preservação do ambiente e de relações de paz com todos os ecossistemas.

Ver Imagem de Jane Goodall com chimpazés.

Jane Goodall em Portugal

Jane Goodal estará em Portugal entre 24 e 26 de Junho para duas intervenções em Lisboa. A primeira terá lugar num evento organizado pela Plataforma Portuguesa das ONGD, no âmbito da iniciativa Ciclo de Cinema de Direitos e Desenvolvimento, a ter lugar no dia 24 de Junho. A exibição do filme ” Jane’s Journey” realizado por Lorenz Knauer, terá lugar no Auditório da CPLP, Palácio Conde de Penafiel, na Rua de S. Mamede nº21, contando com a presença da Jane Goodall para um momento de conversa e partilha posterior. Este evento tem entrada livre, mas deverá realizar previamente  inscrição para info@plataformaongd.pt com o nome e o titúlo do filme.

Jane Goodall,  será ainda uma das oradoras da Convenção de 2013 da Rotary International, a ter lugar também em Lisboa, onde partilhará um momento de defesa dos caminhos de Paz, conservação e respeito do planeta, com Céline Cousteau,  filha de  Jean-Michel Cousteau e neta do reconhecido Jacques Cousteau, e ainda Craig Kielburger co-fundador da Free the Children

Jane’s Journey. O filme

A plataforma de videos youtube disponibiliza um trailer do filme “Jane’s Journey” que partilhamos seguidamente.

Deixamo-vos com as suas palavras:

Chimpanzees, gorillas, orangutans have been living for hundreds of thousands of years in their forest, living fantastic lives, never overpopulating, never destroying the forest. I would say that they have been in a way more successful than us as far as being in harmony with the environment.
Jane Goodall

Deixa um comentário

Your email address will not be published.

PASSWORD RESET

LOG IN